Casa D'Além

A nossa envolvência

Oliveira é uma aldeia com história, situada na região do Douro, bem conhecida pelo seu Vinho do Porto. Conhecem-se referências escritas à sua existência desde o século XII em que pertencia aos frades do Mosteiro de Travanca.

Oliveira é uma freguesia portuguesa do município de Mesão Frio, com 3,4 km² de área e 349 habitantes (segundo os últimos censos). 

Se gosta de caminhar, tem vários percursos, uns mais suaves outros mais íngremes, que poderá fazer, caminhando a partir da Casa d`Além.
Desça até ao Sermanha, riacho afluente do Rio Douro que corre no fundo do vale. Nele poderá encontrar uma Ponte Romana – testemunho da passagem do Império por esta região.

Outra opção é subir até ao miradouro da Nossa Senhora da Piedade que lhe permitirá estar no ponto mais alto da aldeia com uma vista panorâmica de todo o vale

A visitar

A igreja paroquial local (Igreja de Nossa Senhora de Oliveira) é um belíssimo exemplar de barroco português, que a aldeia soube preservar desde o sec. XVII até hoje. Trata-se de um templo de raiz românica, que sofreu profunda transformação no ano de 1694, o que faz com que atualmente apresente um estilo barroco. Esta preciosidade, improvável numa aldeia tão pequena, é um legado da riqueza obtida com a produção de Vinho do Porto no sec. XVIII. É possível visitar a igreja e deixar-se maravilhar com a talha dourada desta obra impar de arte sacra. 

A apenas 10km da Casa d’ Além, o Peso da Régua é das cidades mais conhecidas da região. A cidade ganhou a sua importância sobretudo devido à estação ferroviária e ao entreposto comercial do Vinho do Porto, tornando-a um dos epicentros de toda a ação relacionada com a produção e exportação de Vinho do Porto. 

De destacar na cidade  o Museu do Douro que permite aos seus visitantes ficar a conhecer a história do vinho do Porto e os segredos da sua produção. Hoje em dia é uma cidade também conhecida pelos seus restaurantes e bares que permitem aos visitantes apreciar o fantástico vinho da região acompanhado de uma bela refeição.

A 19 km da Casa d’Além, Lamego é uma das cidades vizinhas do município de Mesão Frio. Destaca-se o seu relevante património cultural, nomeadamente o Museu de Lamego, a Sé de Lamego e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. 

Lamego é também conhecida pela sua gastronomia, da qual se destacam pratos da cozinha tradicional portuguesa como o cabrito assado com arroz de forno e pastelaria típica como as famosas bôlas de lamego.

Esta vila situada na margem norte do rio Douro é uma das mais visitadas por turistas de toda a região demarcada, por ser o local onde estão situadas várias das quintas produtoras de vinho. É conhecida principalmente devido à sua localização privilegiada, mas é uma vila pitoresca que foi a primeira da região de Vila Real a ter telefone, correio permanente e água canalizada. Fica a  apenas 35km da Casa d’Além. De destacar a estação de caminho de ferro do Pinhão, conhecida pelos seus painéis de azulejo que retratam paisagens do Douro e as vindimas.

A capital da sub-região do Douro, Vila Real, é uma cidade que dista 37km da Casa d’Além e não deve deixar de visitar. Localizada num planalto atravessado pelo rio Corgo, a cidade está enquadrada numa bela paisagem natural, que tem como pano de fundo as serras do Alvão e, mais distante, a do Marão. 

Com vários séculos de existência, Vila Real foi  berço de várias famílias nobres da região, o que se reflete no número de casas brasonadas que possui. 

Neste município delicie-se nos percursos do parque natural da Serra do Alvão, ou perca-se na imensidão da riqueza cultural e visite a Casa de Mateus ou o local onde se diz ter nascido Fernão de Magalhães (Sabrosa).

Neste município não só se pode deliciar nos percursos do parque natural da serra do alvão, como perder na imensidão da riqueza cultural, nomeadamente na Casa de Mateus.

Amarante é a cidade mãe do maior município do distrito do Porto em termos de área de superfície. A 36km da Casa d’Além, Amarante é uma cidade marcada por estar inserida numa das mais altas serras do país, o Marão, cujo cume atinge os 1415 metros. 

É uma cidade com vários pontos de interesse turístico: a famosa ponte de São Gonçalo que é uma imagem de marca da cidade, o Museu municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a Igreja e Convento de São Gonçalo e o Mosteiro de Travanca.

Este mosteiro cuja construção iniciou no século XII é o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em território português. Localizado a 33km da Casa d’Além, o mosteiro de São João de Tarouca é um marco da região classificado como monumento nacional.

O mosteiro de Salzedas, à semelhança do congénere de São João de Tarouca, é dos mais visitados da região do Douro. Mosteiro edificado no século XII mas que sofreu profundas alterações entre os séculos XVI e XVIII. Localiza- se a 28 km da Casa d’Além no município de Tarouca.

Miradouros

O Douro é um vale considerado património mundial da UNESCO não só por ser uma obra-prima da natureza mas também fruto do trabalho humano despendido na sua transformação e criação dos seus internacionalmente conhecidos e fotogénicos socalcos. São vários os locais em que pode ficar maravilhado com esta paisagem e até conseguir a fotografia perfeita, pelo que é um plano esplêndido enquadrar um ou vários dos mais famosos miradouros na rota da sua visita ao Douro.